quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Eu só quero escrever

Pronto. Tudo o que eu queria dizer hoje está no título. Eu me cansei desse negócio de métrica, de metalinguagem, de tentar fazer algo bonitinho. Na verdade, o que eu quero - e sempre quis mesmo, devo frisar - é escrever. O que me der na telha, o que eu acho interessante, e não o que os outros acham bonito. Quer escrever bonito? Então escreva você!

É claro que (e nesse ponto você estará certo) você pode me dizer que isso vai de encontro ao meu sonho de ser legal. Afinal, se eu almejo que as pessoas me achem cool eu devo no mínimo tentar agradá-las. Eu tento, mas quer saber? É demais para mim. Pessoas são difíceis demais de se agradar. Eu então, que até que se prove o contrário também sou uma pessoa, sou praticamente impossível. Sou a "excelência em exigência". E é justamente por me tomar como exemplo que eu desisti de fazer textinhos garbosos e pomposos. Quero mesmo é reclamar, falar mal, fazer piada, e que se dane quem acha que eu deveria "pensar melhor antes de colocar no papel". Quem pensa demais demora 40 anos para descobrir que casou com a pessoa errada e que só seria feliz se tivesse fugido no altar com o namoradinho da adolescência.

Se eu sou uma boa escritora e se tem gente que gosta, não sei, não me importa. Na verdade, escrever para mim é terapia. Me estresso, extravaso tudo no papel; explodo de felicidade, então o caderninho vai ser o primeiro a comemorar comigo. Simples, não? O mesmo processo da criança que ganha um diário e nele conta todas as suas aventuras. "Querido diário, hoje caí da bicicleta e a mamãe falou que eu não preciso ir pra escola. Oba!". É essa a emoção que eu sinto quando escrevo. Pouco ligo se eu não concordar o verbo com o sujeito. Pode ser que o sujeito seja tão mal-encarado que o verbo fique com medo e vá embora, hahaha.

Alguém poderia me perguntar: de onde saiu tamanha revolta? Pois é, não sei. Talvez seja reflexo da crise de 29 que se aproxima. Talvez seja apenas cansaço, mesmo. Tem horas em que a gente cansa. Muito provavelmente, daqui a algum tempo, eu vou ler novamente esse texto e achá-lo ridículo. Mas o que importa é que, por hora, ele cumpriu seu propósito. E agora, se me dão licença, eu vou é escrever, que é o melhor que posso fazer. Ou não!

9 comentários:

Lâmina da Lingua disse...

e voltastes em grande estilo!...
adorei esse texto! Foi como olhar no espelho com exceção ao fato de eu não produzir tanto e nem com muita "qualidade"... mas isso é outra história...
Revolta? Que nada... Cool? Métrica? Agradar terceiros? Regras? À favas com tudo isso... o importante é vc se satisfazer mesmo e por consequencia contribuir um pouco com a satisfação alheia...

bjs...

p.s1: tenho uma nova escrita: www.laminadalingua.blogspot.com
p.s2: resolver a metade dos seus problemas acho que já ajuda a cumprir os outros 7 objetivos...
p.s3: não suma por tanto tempo assim...

Cineclube Jece Valadão disse...

escreve pra gente sobre o Durval
=)

Anônimo disse...

Trate de ir escrever mais, aparecer mais, blogar mais, inspirar e expirar mais, sobreviver mais...

Mais e mais, heim? Sempre!

Bjo!

the drama queen disse...

eu gosto do que vc escreve
parece você
e você é legal
=)

Paixão, M. disse...

Lelêee

"Pouco ligo se eu não concordar o verbo com o sujeito. Pode ser que o sujeito seja tão mal-encarado que o verbo fique com medo e vá embora"

Adorei, rsrs!

Seus textos são sempre uma deícia! Então continue assim, sem querer agradar, que daí cê já agrada! :D

bjão!

la fille au verre d´eau disse...

entao
atualiza nao
escreve né!

Lâmina da Lingua disse...

bem se para cada vez que vc sumir e voltar com um texto de alta qualidade tá otimo...
só não suma por tanto tempo...rsrs
bjs...

Unknown disse...

Ah, fantástico esse...
Muito legal seu blog, Ale
Salvei aqui pra olhar mais. Espero que logo tenha mais um texto... sem pressão...rsrs

Anônimo disse...

Alê, seus textos são ótimos!!!
Adorei a carta de Alice. Ela parece muito com você.
E lembre-se: Se a sua intensão é ser legal, não precisa se esforçar tanto, você é 10! Ah... e uma ótima escritora.
bjs...